quinta-feira, 25 de junho de 2015

A BOLHA NERD QUE EU VIVO

Eu, você e o todo mundo que tem facebook, assiste televisão ou vê noticias na internet foi bombardeado ontem com a notícia do cantor sertanejo que faleceu. Até a hora do almoço eu ainda não tinha entendido nada e nem sabia quem era. Depois fiquei revoltada com a maneira que o fato foi tratado, explorando a morte de uma pessoa até a última gota para fazer notícia. O velório do cara virou evento social com cobertura de quem passava por lá, péssimo!

Então que hoje vi essa matéria e pensei sobre o que ela fala. Muito além de um fato trágico, eu já tinha pensado sobre isso, sobre a bolha cultural que uma pequena parte da população vive. A que eu faço parte, por acaso.
Nós estamos todos felizões de ver nosso amado mundo nerd ampliando horizontes e conquistando o mundo. O bordão de 2015 está sendo “que época boa para ser nerd”, por conta de todos os lançamentos e fatos bombásticos que estamos vendo no cinema, TV e literatura.
De fato a Marvel alcançou um lugar nunca imaginado por nerd nenhum antes. Ninguém imaginou que veríamos outro Star Wars no cinema, ou um Jurassic Park (ok, ok, Jurassic World), Comic Con no Brasil? Explosão de canais literários? Camiseta de super heróis na Renner, Riachuelo e C&A? MAS GENTE, AÍ SIM!

Mas pensando melhor vi que andamos iludidos e alienados. Nós temos a sensação de que todo mundo está nessa onda, mas não. Pergunte a um não nerd próximo a você algo relacionado ao seu universo favorito e veja a pessoa ficar com cara de tela azul, você vai entender do que eu estou falando (ou fale que ele ficou com cara de tela azul e veja o inception de tela azul, aí você vai entender MESMO).
“Ai Gabriela, ninguém tem a obrigação de saber que o nome do meio do Harry Potter é Tiago”, claro que não, estou dizendo coisas simples, simples mesmo. Tipo como se chama o cara que atira flechas em ‘Vingadores’. 

Você vai ver que as pessoas estão passando pela moda. Vão ao cinema e logo em seguida deletam o que assistiram e que quem surta mesmo são pouquíssimos.
Essa explosão da cultura pop nos deixou alienados do mundo real. É muito engraçado isso, uma coisa que está lá e todo mundo está sabendo e ao mesmo tempo não. Isso porque nem entrei no tópico música. Pergunte ao fã do cantor que morreu e que você nunca tinha ouvido falar se ele sabe quem é Angra, a recíproca vai ser verdadeira.

O facebook e as redes sociais ajudam muito nessa falsa impressão de ‘todo mundo está vivendo isso’. Nós curtimos algumas páginas, seguimos algumas pessoas e isso se transforma em nosso universo. Eu tenho muitos fãs de sertanejo no meu facebook, família, colegas do colégio, faculdade e etc. O que eu fiz? Cancelei a assinatura do feed de todos porque nada que era postado me interessava. Ou seja, vivo alienada, rsrs.


Parece mesmo que todo mundo virou nerd, mas ainda estamos longe desse mundo perfeito... rsrs.

#oultimojuro
:)

2 comentários:

  1. Olha, eu me identifico tanto que é dificil ate comentar.
    Eu também desativos os feeds das pessoas que não postam nada que me interesse. O facebook da mesmo essa impressão de que todos gostam das mesmas coisas. Um exemplo, é que eu tenho um colega que sempre me marca e posta coisas de star wars. mas o que ele sabe de star wars? Ele sabe que "o darth vader é mau, é do lado negro da força e é pai do luke" FIM. Parece mais uma moda para se enturmar, mas as pessoas não conhecem a fund, não gostam de verdade das coisas! Eu acho triste.
    Mas olha uma coisa, sobre o seu post, um ponto pra mim. Quando ouvi "como assim você não sabe quem é o sertanejo fulano de tal?" eu respondi com "você sabe o nome do vocalista do Mettalica?" e quando a pessoa negou eu disse "como assim? é a mesma coisa, só que olhando de outro lado".
    Ponto pra mim? Acho. rs
    Beijos guria
    Adorei seu blog :D

    www.expressopradois.com

    ResponderExcluir
  2. (ah, cheguei pelo button lindo do rotaroots ♥)

    ResponderExcluir