quinta-feira, 22 de maio de 2014

BOARDGAMES!

OI!
Dando uma pequena pausa nos assuntos literários, hoje vou falar um pouco sobre boardgames!

Há um tempo fiz o meu bookshelf tour e lá apareceram os jogos que guardo em casa, aí algumas pessoas nos comentários me pediram para falar mais sobre eles e aqui estou eu!
Esse post vai complementar o vídeo lá do canal. Lá eu mostrei cada um dos meus e dei uma breve explicada! Aqui vou colocar a lista dos jogos que eu e meus amigos temos, os meus preferidos e vou falar um pouco sobre como comprar, onde achar e tals.

Partiu?

Bom, começando, o que são esses boardgames!?
São jogos de tabuleiro! A galera fala board game porque eles são todos importados e só agora que começamos a ver alguns serem traduzidos e comercializados aqui no Brasil, mas são jogos de mesa, mesmo!

O que eles tem de diferente dos jogos que estamos acostumados?
Bom, tudo! Estamos acostumados a ver aqui no Brasil jogos como 'O jogo da vida', 'Banco imobiliário' e 'Detetive' que acabam sempre tendo aquele apelo infantil e com a jogabilidade bem simples. O máximo que achamos aqui com perfil mais 'adulto' é um 'War' e olhe lá.
Fora do Brasil o perfil dos jogos muda muito. Você acha absolutamente tudo que quiser! Temas, jogabilidade, duração, número de participantes, tudo! Existem várias mecânicas, cooperativos, de jogador contra jogador, times, enfim, uma infinidade!
Eles são separados em categorias. Vou colocar algumas aqui para citar de exemplo:
- Grandes áreas: Infantis; Familiares; Estratégicos; Temáticos; Guerra; Party (para serem jogados em muitos jogadores com partidas rápidas)

Já deu para ver o quanto é diferente do que vemos na Ri-Happy, né?

Onde encontro para comprar?
Então, a graaande maioria tem que ser comprada fora do Brasil. Em sites como Miniature Market e Book Depository.
Temos visto de uns tempos pra cá algumas empresas brasileiras traduzindo e começando a comercializar como a Galápagos, não sei dizer muitas porque todos os jogos que eu e meus amigos temos foram comprados online fora do Brasil. Sei que a Livraria Cultura está vendendo alguns e sei também que lá no Catarse tem vários projetos de financiamento coletivo rolando, para quem se interessar. Mas vejam bem como o perfil daqui é diferente, na Livraria Cultura os jogos estão na sessão de brinquedos do site, junto com jogos infantis! Foi difícil até de achar. Acho que ainda vai levar tempo para as pessoas verem que jogos de tabuleiro não são só jogos de crianças.
Bom, os preços não são dos mais leves e depende muito dos jogos, mas a maioria é entre R$150,00 e R$250,00. Vale a pena comprar em turma, se você tiver mais amigos interessados.

*Expansões: Vale a pena dizer que vários jogos possuem expansões disponíveis. Elas acrescentam cenários, novos personagens, desafios, cartas e ampliam o número de jogadores em alguns casos.

Onde posso saber mais sobre eles?
Existem vários sites, canais, páginas e grupos sobre board games. Os que eu costumo acompanhar e sempre dar uma olhada quando quero saber de algo são:

- Jogando Offline: É bacana porque é brasileiro, logo em português, e o trabalho da galera lá é muuuito bom! Eles trazem novidades sempre, falam dos projetos de financiamento, fazem várias resenhas e gameplays (uma 'amostra' do jogo sendo jogado) dos jogos e são bem divertidos!

- BoardGameGeek (BGG): É o site mais famoso, lá tem o ranking dos melhores jogos, tem fóruns, tem gente vendendo, comprando, enfim, tem tudo! Pra conhecer os jogos disponíveis por aí e saber um pouco do que é cada tipo lá é um ótimo lugar! (em inglês, tá?)

- Youtube: tem vários canais específicos, mas eu não sou fiel a nenhum fora o Jogando Offline. Quando quero saber sobre algum jogo que eles ainda não resenharam só digito o nome lá na busca e assisto alguns vídeos. Sempre tem muitos! Deixo a dica do The Dice Tower!

*Atualização:
- Redomanet: Tinha esquecido completamente desse site e me lembraram lá no grupo BoardGames Brasil! É o maior portal brasileiro sobre jogos de tabuleiro e funciona como o BoardGameGeek, com fóruns, resenhas e tals.

Eu acho que mais ou menos isso! Vale lembrar que, para quem se animar em comprar fora, se prepare pois vai demorar! Sempre no minímo um mês e corre aquele risco básico de ser taxado (que na verdade é quase uma certeza!), mas vale a pena! 

Vou deixar aqui o ranking dos melhores jogos segundo o BoardGameGeek.

Eu  vou fazer a lista dos jogos que eu e meus amigos temos (senta que lá vem história!). Vou também colocar uma foto do jogo, a categoria que ele se encaixa e falar quais são meus preferidos e por que. Assim dá pra dar uma ilustrada no que falei ali em cima.

- A Game of Thrones: The Board Game Second Edition: Ele é considerado um jogo de estratégia e está nas categorias de war games, fantasy, negotiation e mais algumas outras. Tem algumas expansões para ele, e é de jogador contra jogador. Está na 33º posição do board game rank. Para mais informações aqui está ele no site do BGG.


Bom, eu sempre me ferro muito nesse jogo, mas eu curto muito! É o jogo baseado na série, claro, e cheio de brigas e intrigas. Esse é de perder amizade, mas vale a pena, rs. Tem em português para vender por aí!

- Civilization: Outro jogo de estratégia que está nas categorias de city building, exploration e negotiation. Eu acho ele mais difícil que o GoT, mais longo e bem mais estratégico. Está na 68º posição do rank e também tem expansões disponíveis. Mais informações aqui.


Esse é um dos meus preferidos. Sempre fico muito brava, treto geral com a galera, mas esse jogo é demais! Vocês vão ver mais pra frente, mas já adianto que os jogos mais estratégicos e de jogador contra jogador são meus preferidos!

- Last night on earth: Esse é um jogo temático de zumbis! Está nas categorias de fighting, minuatures e horror. É um jogo bem mais simples que os dois de cima e mais rápido também! É jogado em times: heróis vs. zumbis. No rank está na 260º posição e também tem expansão, mais informações aqui.


Gosto bastante desse jogo, ganhei em um concurso que o pessoal do Jogando Offline fez e tenho um super carinho por ter ganho, rs. Mas já jogamos taaanto que acho que enjoei, depois que você faz todos os desafios já fica meio repetitivo.

- Descent: journeys in the dark second edition: Mais um jogo temático. Está nas categorias de fantasy, adventure, exploration e fighting. É um jogo mais complexo, possui uma linha continua onde a história e personagens seguem fixos em aventuras diversas. Está na 31º posição do rank e é um jogo de heróis vs. Overlord, mais infos aqui.


Ele já foi um dos meus preferidos, mas nós entramos numa fase em que os heróis perderam algumas quests e ficou desbalanceado para o lado do Overlord, aí ficamos desanimados e estamos numa longa pausa, rs.

- Mage Knight: Esse é um jogo temático e de estratégia. Está nas categorias fantasy, adventure, exploration e fighting como o Descent. É um jogo mais complexo e bem mais longo. Ele pode ser jogado tanto no modo cooperativo quanto no competitivo e os heróis podem ser variados, caso os jogadores queiram. Está em 9º no rank (é super bem cotado!), mais infos aqui.


Não achei uma foto tãao boa dele, mas ok. Esse é sem dúvida um dos meus preferidos. É um jogo que tem tudo que eu mais curto: estratégia, exploração, evolução de personagem durante as missões, enfim, é bem legal e eu adoro, rs. Também tem expansão disponível e nós temos uma.

*A partir daqui são os jogos que não estão na minha casa e alguns são apenas de um dono, rs.

- King of Tokyo: Esse é beem leve, é rápido e engraçadinho. É um jogo familiar e está nas categorias de sci-fi, dice e fighting. No rank ele ocupa a 83º posição e tem expansão disponível. Mais info aqui.


Eu gosto desse jogo, mas acho ele muito enjoativo. Você joga poucas partidas e já perde um pouco a graça. O que eu menos curto nele é que, se o monstro de um jogador perde, o jogo continua com os outros e aí quem perdeu tem que ficar lá assistindo. Às vezes acontece de perder beem no comecinho e ter que ficar o jogo todo olhando. Ele é muito baseado na sorte e eu, particularmente, não curto tanto jogos que dependem muito de sorte.

- Libertalia: Mais um jogo familiar e esse é também de estratégia. É um jogo relativamente rápido e bem divertido, está nas categorias de card game e pirates. No rank está na 247º posição. Mais infos aqui.


Eu adoro esse jogo! Ele é rápido, tem estratégia e é jogador contra jogador. É um jogo bem divertido e cada partida é bem diferente da outra. Com certeza um dos meus preferidos.

- Citadels: Mais um jogo familiar e de estratégia. Está nas categorias de card game, city building, fantasy e medieval. Também é bem rápido e divertido. Ocupa a 181º posição no rank, mais infos aqui.


Esse jogo é muito legal também. O diferencial é que ele não possui nenhum tipo de tabuleiro, ele é apenas de cartas e do que é chamado Card drafting, ou seja as cartas do jogo são distribuídas para os jogadores e circulam de mão em mão. Curto muito esse tipo de jogo. É rápido, de jogador vs. jogador e bem engraçado. Dá para jogar várias vezes sem enjoar. Curto muito também! Ah, esse já tem em português por aí!

- The Resistence: É um party game, com rodadas rápidas e para muuitos jogadores, até 10! Está nas categorias bluffing, card game, deduction e negotiation e brigas! kkk, já explico! Ele ocupa a 74º posição no rank, mais infos aqui.


Mais um jogo de cartas e esse bem diferente de todos os que falei até agora! É um jogo para até 10 jogadores e quanto mais gente, mais brigas, mais bate boca, mais quebra pau e mais legal ele fica. É um jogo muuito mindfuck e barulhento. São dois times, ninguém sabe quem está no time de quem e basicamente o time bom tem que vencer o mal. Se você não curte tretas e quebra pau, esse jogo não é para você! rsrs. Eu curto, mas enjoo dele porque quando jogamos sempre são muuitas partidas seguidas e ele é meio exaustivo, kkk.

- Yedo: Esse é um jogo temático e de estratégia que está na categoria ancient. É mais demorado e bem legal. Está na posição 339º do rank e tem mais infos aqui.


Eu curto muito esse jogo! Ele é de estratégia, mas é diferente. Tem todo o esquema de escolher missões para cumprir e tals, diferente e muito legal. A arte dele é maravilhosa, um dos mais lindos que já vi!

- Among the Stars: É um jogo bem novo, de 2012, de estratégia que tem as categorias de card game e sci-fi. Está na posição 498º no rank, mais infos aqui.


Também curto muito esse jogo. Jogamos poucas vezes, mas é muito legal. É de card drafting e estratégia, e essas são as minhas duas categorias preferidas. Para completar é jogador vs. jogador.

- Pandemic: Esse é um jogo familiar e de estratégia. Está nas categorias de environmental e medical. É cooperativo e tem várias expansões. Meu amigo que é dono do jogo já comprou ele e todas elas juntas! Ele ocupa a 47º posição no rank e tem mais infos aqui.


Esse é um jogo cooperativo e muito difícil de se ganhar. O objetivo é conter as doenças pelo mundo, basicamente, mas é beem difícil porque toda hora acontece algo e dá uma reviravolta. Todo mundo ama esse jogo, menos eu, rsrs. Acho que não sou mesmo uma pessoa de coops! Mas é um jogo bem legal.

- Ticket to ride: Esse é um jogo familiar, nas categorias trains, transportation e travel. Ele é muuuito famoso e conhecido como um dos melhores jogos! Está na posição 76º do rank e tem mais infos aqui.


Esse também é um dos meus preferidos. Ele é um jogo simples, com estratégia, um pouco de card drafting, de jogador contra jogador e bem divertido. Rolam uns conflitos também! É um jogo relativamente rápido e a simplicidade é que dá toda graça!

- Arkham horror: Esse é um jogo temático nas categorias adveture, fighting, horror e novel-based. Como já diz na categoria ele é baseado em uma obra, que já até comentei aqui! Os livros de H.P Lovecraft e Robert Chambers! É de terror cósmico, o que é muito legal. Ele está na 102º posição no ranking e tem mais infos aqui.

Também é um dos meus preferidos, a temática dele é muito legal e isso dá toda a graça. Diferente dos meus outros queridinhos, esse é um cooperativo! As partidas são bem longas, mas vale a pena! Para quem animar tem infinitas expansões para esse jogo!

- Twilight Imperium: Mais um jogo de estratégia e temático. Nas categorias de civilization, negotiation, political, sci-fi e wargame. Esse é um jogo mais complexo também e bastante demorado. Ocupa a posição 32º no rank e tem mais infos aqui.


Esse é um jogo que faz muuito tempo que não jogo, mas curto bastante. É um esquema de você montar sua civilização, mas no espaço. Tem bastante estratégia e é de jogador vs. jogador. Bem legal e demorado!

- Eclipse: Mais um jogo de tema espacial e de estratégia. Está nas categorias de space exploration, sci-fi, fighting e civilization. Está na 7º posição do rank, é super bem cotado! Mais infos aqui.


Também curto bastante esse jogo, acho ele mais 'simples' que o Twilight (não sei se é bem essa a palavra, mas ok) e mais rápido (nem tanto!), mas muito bom também! Faz tempo que não jogo, sdds, rsrs.

- 7 wonders: Outro jogo bem famoso! Esse é um jogo familiar e de estratégia, nas categorias card game, civilization e ancient. Está na 18º no rank e tem mais infos aqui.


Esse também está entre os meus preferidos! É um jogo de card drafting e estratégia, as duas coisas que mais curto, como já disse. É rápido, é simples e tem capacidade para vários jogadores. É cheio das expansões também!

- Bang!: Por fimm, um jogo party, tipo o The Resistance, mas mais leve. Está nas categorias card game, deduction e west. No rank ocupa a 594º posição e tem mais infos aqui.

É bem bacana também, e minha opinião é parecida com a do The Resistence, mas esse jogo é bem mais leve e os quebra pau são menores, rs. É ótimo para grupos grandes!


Bom gente, o post foi beeem longo e levou um bom tempo para ser feito! (por isso o blog andou meio parado, rs) Mas espero que vocês tenham chegado até o final e curtido! Ficou só por cima mesmo, mas era apenas para dar uma ideia do que são esses jogos e mostrar um pouco desse universo tão bacana!

Espero que eu tenha matado um pouco da curiosidade de quem queria saber e espero que vocês tenham ficado com vontade de jogar!

Quem ainda tiver alguma dúvida, deixe aí nos comentários que, se eu souber, respondo!

:)

5 comentários:

  1. Ótima postagem Gabriela! Espero que vc poste a respeito mais vezes. Já conheço os Boardgames internacionais desde 2002, mas realmente nos últimos tempos é que o Brasil começou a movimentar esse mercado e abrir as possibilidades para um público maior. Postagens como a sua colaboram ainda mais para as pessoas conhecerem esse tipo de lazer. Muito bacana. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Peter! ;)
      Espero que comece a dar uma movimentada, mesmo!

      Excluir
  2. Obrigado, só nessa postagem tem diversão pro resto da vida.

    ResponderExcluir
  3. maravilhoso, como o texto é bem redigido tratando o tema com simplicidade e autonomia

    ResponderExcluir