quarta-feira, 30 de julho de 2014

EX-LIBRIS!

OLAR!
Então, há algum tempo coloquei lá no canal um vídeo com meu bookshelf tour e mostrei tudinho (ui) que tem na minha estante. Entre os livros estava meu ex-libris e prometi que faria um vídeo para explicar o que era aquilo e pra que servia
Enfim, vídeo feito eu decidi vir aqui também no blog e complementar o que falei no canal (o mesmo esquema que fiz com o vídeo dos boardgames!). Como aqui tenho mais espaço, sem restrição de tempo, fico mais a vontade para falar mais e explicar melhor!

Enfim! Vamos começar pelo começo, rs. O que é um ex-libris?

Um ex-libris é uma expressão em latim que significa algo como 'dos livros de', e é usada para indicar que aquele deteminado livro pertence à biblioteca de tal pessoa. Essa 'inscrição' geralmente vem acompanha de algum desenho ou frase, ou ambos junto do nome do proprietário. O ex-libris pode ser colado, desenhado, carimbado ou em alto relevo, geralmente localizado na folha de rosto ou primeiras páginas do livro, para indicar a propriedade.

E por que você tem isso!?

Então, eu acho ex-libris uma forma muito linda de indicar a propriedade do livro e como eu sou fascinada por esse universo de livros/bibliotecas eu resolvi que nada mais justo que a minha tivesse minha marca pessoal e minha cara.

Eu comprei em dezembro do ano passado (2013). Foi feito sob encomenda em Porto Alegre com o Paulo Pedott, que foi o único que achei fazendo esse tipo de serviço especializado por aqui. Ele é um carimbo, mas é bem grandinho, então não sei se qualquer lugar que faça carimbos consiga fazer.
Não é o único tipo, como disse existe uma grande variedade de ex-libris por aí.

Olha ele aí:




Vou mostrar alguns famosos:

O da Biblioteca Nacional, criado em 1903:


Aqui os de Freud, Hitler (dramático, não?) e Santos Dumont (não consegui saber se são realmente deles!):


Fora carimbos eles podem ser tipo xilogravuras ou alto relevo, olhem só:



E mais alguns modelos que achei bem bonitos e um engraçadinho no final, rs:




*Todas as imagens foram retiradas do Google Imagens

E então? Gostaram? Alguém ficou com vontade de ter um também?


:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário