sábado, 19 de abril de 2014

REPOSTANDO RESENHAS (Pt. III)

Vamos lá gente, mais resenhas da página do FB!

E agooora:



RESENHA #3: O bibliotecário do imperador (Marco Lucchesi)


Sinopse (bem) rapidinha: O livro é um romance histórico que conta a vida de Ignácio que é bibliotecário de dom Pedro II. Esse homem real, que assistiu de perto os acontecimentos da corte Portuguesa no Brasil é usado um fio-condutor para contar as histórias do Rio a partir da proclamação da República. A narrativa segue contando a história de livrarias e bibliotecas fazendo uso de personagens reais num misto de realidade e fantasia.

NOTA: 2/5



PONTOS FORTES: É bem legal ver ele contar sobre a biblioteca de Dom Pedro, mostrar alguns ex-libris, enfim, ver todo o trabalho histórico que está por trás do livro.


PONTOS FRACOS: É uma narrativa absurdamente confusa, essa mistura de realidade x fantasia em vários pontos me deixou sem entender nada; o narrador fala em primeira pessoa, dando a entender que ele é o escritor mesmo e quase imitando uma fala, mas em certos pontos ele sai do foco e viaja muito, entra em uma pseudo-cultisse ininteligível e muito desnecessária; os personagens se misturam um pouco e em algumas passagens tive que dar uma voltada pra ver de quem ele estava falando.

O QUE MAIS GOSTEI: Sinceramente, é um livro que eu não entendi muito, talvez até releia, mas não sei. Comprei com uma ideia totalmente diferente, achei que seria um romance de ficção mesmo, a proposta parece isso, e se fosse eu acho que teria muito potencial pra ser bem melhor. Mas o fundo histórico do livro salva e foi o que me prendeu e levou a ir até o fim.

O QUE MAIS: Bom, comprei no Submarino, se não me engano, e paguei os inacreditáveis R$35,90 por um livrinho minúsculo de 112 pgs. (que eu venho lendo desde dezembro!). A edição é um ponto positivo, pois é bem linda, com ilustrações, ótima letra, papel sépia e espaçamento/margens legais, daquelas que dá até gosto de ler, mas fora isso, bom, nada demais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário