quarta-feira, 6 de agosto de 2014

A VIDA, O UNIVERSO E TUDO MAIS #1: AS BIBLIOTECAS VÃO MORRER?

OI!
Então, há um tempo atrás eu disse que ia trazer algumas postagens diferentes para o blog, lembram? Entre elas estava essa tag de conteúdo mais pessoal, para eu falar um pouco sobre tudo...

Enfim, o motivo do primeiro post da tag é o seguinte: Eu estava hoje passeando pelo Facebook do ultiminho (curte a página!) e me deparei com um post super bacana da Editora Rocco (eu até compartilhei), mostrando algumas bibliotecas feitas de Lego. Nesse post bacana tinha um comentário de um cara dizendo que achava que sua filha não veria bibliotecas vivas quando crescesse. Na hora falei: 'é aquela velha história de que ninguém mais precisa de bibliotecas, que saco...'. Aí pensando melhor, resolvi vir aqui falar sobre o que penso.

Eu como bibliotecária formada já me deparei diversas vezes com esse assunto e discussão e até hoje minha opinião é a mesma: NÃO, as bibliotecas não vão acabar. Não digo isso apenas porque quero salvar minha pele e estou 'protegendo' minha profissão, digo isso com base no que vejo.

Trabalho em uma biblioteca escolar de um colégio particular. Antes de chegar lá não havia biblioteca alguma, ou seja ninguém tinha onde pegar livros, ou seja, esse hábito era inexistente dentro do colégio.
Montei e organizei sozinha a biblioteca e, com um acervo ainda pequeno e humilde, abrimos para os alunos. 
É claro que não foi de um dia para o outro, mas em poucos meses eu já tinha um público fiel e as perspectivas de aumento eram grandes.

Com o crescimento dos meus leitores a biblioteca cresceu junto. Compramos mais livros, dobramos os títulos mais pedidos e assim foi. Tudo isso para dizer que hoje, dois anos depois, tenho 874 alunos cadastrados e no período de março a junho desse ano 1521 livros foram empresados.
Para uma escola relativamente pequena eu acredito que esse seja um número bom. E pretendo que ele melhore durante o segundo semestre.

Então aí está o que eu quero dizer. Não acredito que as bibliotecas irão morrer, eu vejo procura aqui onde eu trabalho e acredito que, com um bom trabalho de um bibliotecário, sempre vai haver procura.
Sei que os livros estão cada vez mais acessíves ao público em geral. Pela internet é possível comprar os livros 'do momento' e os lançamentos por no máximo trinta reais. Mas veja bem, isso facilita para as bibliotecas também! Esse acesso aberto ajuda o orçamento que antes comprava três livros por R$150,00 a comprar cinco, seis... E assim deixar o acervo cada vez mais atrativo e rico.
Em casa existem os problemas de espaço, de limpeza, acumulação e de dinheiro também, não dá para ter tudo. Agora na biblioteca não, ela é feita para isso! Então se as pessoas sabem que ali irão encontrar o que estão com vontade de ler, tenho certeza que a procura e a atividade só tendem a aumentar.

Sei que as bibliotecas públicas não tem as mesmas possibilidades que uma escolar privada, mas a facilidade do acesso está aí para todos e aumenta cada vez mais, assim, eu acredito em um futuro com bibliotecas lotadas de gente.
Eu faço o que posso para mudar essa visão de 'biblioteca é coisa velha' e vejo meus colegas de profissão fazendo o mesmo. Acredito em um futuro com bibliotecas muito legais e vejo que a cara da profissão está mudando cada vez mais.

Não acredite que as bibliotecas irão acabar, elas estão aí para trazer não só livros, mas experiências, amizades e a possibilidade de descobrir um universo inteiro dentro de um só lugar. 

Aproveitando ainda meu desabafo/relato, para provar que tudo o que digo é verdade tenho recebido vários pedidos para falar mais sobre a minha profissão em um vídeo no canal. Depois de pensar um pouco sobre isso, decidi que SIM! Vou falar sobre a vida bibliotecária. Então mais para o fim do mês esperem por um vídeo falando sobre minha graduação, meu curso e meu trabalho!

Espero que eu tenha conseguido mudar o pensamento daqueles que acreditam que as biblios estão fadadas ao esquecimento com esse textinho e que, de agora em diante, todos digam o quanto uma biblioteca é importante, não que elas são ultrapassadas.




É basicamente isso!

:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário