segunda-feira, 28 de julho de 2014

DIÁRIO DE VIAGEM: PERU - PARTE II

OI!
Bomm, vamos continuar com esse diário antes que esfrie, né!? rs.


Como eu já tinha dito na primeira parte, nossa primeira parada foi Lima! Saímos de Ribeirão Preto no dia 03 de Julho, de ônibus, para Guarulhos. Chegamos na madrugada do dia 04 e pegamos às 6hrs o voô direto para Lima. O voô durou quase cinco horas, bem tranquilo!

Chegamos na cidade por volta das 9hrs da manhã. O fuso horário é de duas horas a menos de lá para o Brasil, bem sussa! 
Nosso albergue havia oferecido um traslado que deu por volta de U$5 (isso mesmo, dólares!) e chegamos tranquilos na medida do possível, acho que o preço foi meio justo, pois o aeroporto de Lima é meio distante
Nosso albergue foi o Backpacker's Family House, reservado pelo Hostelworld, como eu já havia dito. É um albergue ok/bom, fica no bairro de Miraflores, acredito que esse seja o melhor bairro para se hospedar, tem bastante opção para comer e tals e é um bairro bem agradável, próximo ao centro. Ficamos em um quarto para sete, sem misturar com outras pessoas e banheiro privado. A estrutura do albergue é boa, só o quarto que tinha aquele cheirinho de mofinho e o chuveiro que tinha pouca água, de resto, quanto a estrutura, estava bom. 
O café era ok, tinha o básico e dava pra sair de lá sem estar morrendo de fome, um pão, manteiga, geléia, café e fim. Uma observação: o café do Peru é horrível! Não tomei nenhum café que gostei, sempre fraco, quase um chá! (isso porque eu gosto de café beem forte e sem açucar! rs).
Agora o que nós definitivamente não curtimos no albergue: atendimento! O staff era péssimo! Uma moça com total má vontade de ajudar/trabalhar, sempre com cara amarrada! Acho isso extremamente chato, porque quanto você está em outro país precisa de dicas, informações, ajudinha para algumas coisas e espera encontrar isso no lugar mais óbvio: onde você está hospedado! E lá não rolou... uma pena!

Mas vamos ao que interessa! Passamos apenas três dias em Lima, na cidade mesmo, só dois. A cidade não tem muuitos atrativos (algumas pessoas vão direto para Cusco, até!) nesse primeiro dia, como estávamos meio cansados da viagem só andamos por Miraflores e procuramos um lugar para comer.

A comida no Peru é um caso a parte! Dificilmente você vai gastar muito para comer bem, a menos que queira! O que mais rola por lá é o 'menu turístico' que consiste em uma entrada (normalmente é uma sopa!) + um prato principal (que você escolhe entre as opções disponíveis) + uma bebida, ou às vezes, sobremesa. Tudo isso por uma média de $9 -12 soles! Dá pra comer bem sem gastar muito.
O único grande problema da comida do Peru em geral é que eles comem muita fritura! Foi bem difícil para nós isso, ninguém do grupo estava habituado com tanta fritura! E não é de leve, não! É daquelas bem pesadas! Vou falar das consequências mais pra frente... rs.
A alimentação lá é basicamente peixe ou frango e batata. Tudo frito! Em todo lugar essas vão ser as principais opções (baratas, rs).
Para ilustrar o que digo, nossa primeira refeição:



Bom, fora isso fomos até um mercado, compramos algumas frutas e depois jantamos.
No dia seguinte, antes de ir para o centro visitarmos Huaca Pucllana em Miraflores, mesmo. É um sítio arqueológico do que era um centro cerimonial. A construção tem uma pirâmide no meio e é muito legal, impressionante ver uma coisa assim no meio da cidade! A entrada é paga e custou $5 soles, para mim, que sou estudante, fora estudante, acho que era $10! Aliás essa é uma dica: quem é estudante não deixe de levar carteirinha! Ela é válida lá e todos os locais que pagavam meia eu consegui entrar com ela!
Eu fui burra e não percebi que minha câmera estava no modo tungstênio, então as fotos desse dia ficaram todas uma porcaria! Mas vou colocar mesmo assim, rs:






Depois de Huaca, pegamos um táxi e fomos até o centro de Lima. Já vou aproveitar aqui e colocar uma dica importante sobre Lima (e Peru em geral): Barganhe! Não importa onde você esteja e nem no que você vai gastar seu dinheirinho, barganhe! E nunca ache que o valor é justo, porque lá é foda pra isso. Táxi e restaurante é o que você mais precisa barganhar!

Enfim, no centro de Lima demos uma passeada geral, não conseguimos entrar na Catedral, pois estava rolando um casório, mas andamos um pouquinho e fomos visitar o Convento de São Francisco, onde tem as famosas catacumbas!
Foi um passeio muuuito legal e eu recomendo muito todos fazerem! Fui surpreendida pois achei que seria apenas uma igreja, mas não! O lugar é bem legal, tem até uma biblioteca lindona (nem amei, né? rs) com aproximandamente 25 mil volumes e que começou a ser formada por volta de 1500!
As catacumbas são um detalhe a parte e sensacionais! O lugar é todo macabro e cheio de ossos arrumados por todo canto! Demais! Deixo aqui uma observação especial para o guia que nos acompanhou, muito bom! Ele foi todo performático, dando explicações dramáticas da história do lugar e deixou a visita mil vezes mais legal! Curti muito.
A entrada foi $3,50 soles, pagando meia, e a visita guiada está inclusa! O site para quem quiser mais informações.
Infelizmente não é permitido fotografar nenhuma parte desse passeio! =/

Depois disso passeamos mais pelo centro e andamos pelas mil feiras de artesanato que tem por ali. Já aproveito para deixar a dica de que, se você gostar de algo nessas feiras, barganhe e compre por lá mesmo! Como nós tinhamos acabado de chegar, eu gostei de várias coisinhas, mas achei que seria melhor deixar para comprar mais pra frente e me dei mal! Lima não é tão turística quanto as outras cidades que passamos, então lá os preços estavam bem melhores
Depois disso acabamos jantando pelo centro, mesmo. Estava totalmente impossível pegar um táxi de volta para Miraflores na hora que decidimos voltar (por volta das 20hrs) e resolvemos jantar para passar o tempo.





No nosso terceiro e último dia em Lima, não ficamos em Lima! rsrs. Fomos até Caral com um passeio que havia sido contratado aqui do BR. Uma van foi nos buscar no alergue beeem cedinho, por volta de 6hrs e nos levou, com um guia, até Caral.
Caral fica a uns 200km de Lima e é a segunda civilização/cidade mais antiga do mundo! É uma visita que vale muito a pena, o complexo do sítio arqueológico contempla cinco pirâmides e dois templos. O lugar é uma descoberta recente, os primeiros indícios de sua descoberta foram em 1949, mas só em 1994 a cidade foi devidamente identificada e as escavações começaram em 1996.
É um lugar surpreendente, a visão das pirâmides e o fato daquele ser um lugar tão antigo me deixaram impressionada. Posso dizer que esse foi um dos meus lugares preferidos de toda a viagem, senão o preferido, mesmo. A atmosfera lá é muito bacana e eu achei bem mais 'contagiante' do que Machu Picchu, por exemplo, mas explicarei o motivo quando chegar lá! rs.
Nem preciso dizer que indico, né? Enfim, fomos, como eu disse com um guia contratado, que foi excelente em todos os aspectos. O tour em Caral inclui uma visita guiada, normalmente, mas nosso guia foi junto com a gente e a própria guia de Caral e, na boa, explicou e falou bem mais que ela
O passeio que contratamos incluia o transporte, o guia, um pequeno café da manhã (que comemos na van mesmo) e um almoço. O facebook do nosso guia é esse, para quem se interessar.











Depois disso, já volta em Lima, apenas jantamos e arrumamos nossas coisas pois no dia seguinte iríamos para Ica!

Bom gente, essa foi a primeira parte da viagem em si! Espero que vocês tenham gostado e que seja útil para os próximos viajantes que vão para o Peru. Na próxima parte vou falar de Ica e Huacachina!

Para quem quiser dar uma olhada em outras fotos, me segue lá no Instagram! Lá tem várias!
Até a próxima parte!


:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário