quinta-feira, 11 de setembro de 2014

FALANDO SOBRE MINHA PROFISSÃO!


OI!

Então, eu já estava com esse post na cabeça há algum tempo. Já mencionei diversas vezes aqui e no canal que sou bibliotecária, aí em alguns vídeos recebi pedidos para falar mais sobre minha formação e minha profissão.
Como os vestibulares estão por aí, achei que seria legal falar um pouco para ajudar quem pensa em prestar algo na área e também para divulgar e explicar um pouco dessa profissão que quase ninguém sabe o que é, de fato.

Vou falar aqui sobre minha formação, primeiro. Falar sobre o curso, como é, o que fiz e o que eu mais gostei. Depois vou falar sobre minha vida depois de formada e o que eu acho da profissão. E por último vou falar onde prestar e colocar alguns links úteis.

Partiu? que o post é grande, rs

*OBS IMPORTANTE: Esse texto é direcionado as pessoas que não sabem do que se trata essa profissão e essa graduação. É um texto simples que explica por cima o curso e a profissão. Não acredito que caibam aqui nomes técnicos e explicações científicas. É apenas uma conversa informal sobre o que eu faço.

1. EU NÃO SOU FORMADA EM BIBLIOTECONOMIA.

Sou formada em Ciências da Informação e Documentação (CID).

- Qual a diferença?
Biblioteconomia forma bibliotecários e é mais focado para essa área. Atualmente o papel do bibliotecário se ~modernizou bastante e o profissional atua em diversos setores, mas acredito que a formação da graduação seja mais específica.

Já em Ciência da Informação (CI), o curso forma profissionais capacitados para trabalhar nos mais diversos ambientes que necessitem de organização informacional (por exemplo: bibliotecas, centros de documentação, arquivos e serviços de informação empresarial).

*É uma formação mais ampla e ideal para quem se interessa em trabalhar com informação no geral, não focada em bibliotecas.

2. POR QUE EU ESCOLHI ESSE CURSO?

Quando comecei a pensar em vestibular, já estava focada na área de humanas, que era minha preferência. Meu sonho era trabalhar com arqueologia, mas devido as dificuldades para achar um curso assim, deixei de lado e comecei a pensar sobre um curso de história.
Minha mãe vendo minha indecisão achou o curso de CID no manual da FUVEST e achou que combinava comigo (e ainda era na minha cidade!). Me mostrou e eu gostei, resolvi prestar e passei.
Hoje vejo que estou no lugar certo e que não teria me dado tão bem em uma faculdade de história, por exemplo.

 3. O QUE PRECISA PARA PRESTAR VESTIBULAR NESSA ÁREA?

Eu acredito que, antes de mais nada, quem tem vontade de entrar nessa área precisa se interessar por organização. Se interessar nas formas que existem para organizar a informação que vemos por aí e ter curiosidade de saber porque isso é feito.

- Gostar muito de ler e amar livros é suficiente para entrar nessa área?
Não. Se você ama ler e adora livros isso não faz de você um bibliotecário ou cientista da informação. Para entrar nessa área, pensando na profissão de bibliotecário, por exemplo, você precisa gostar de indicar leituras, de pensar sobre maneiras de difundir literatura, trazer novos leitores para a biblioteca e de organizar as coisas da melhor maneira possível. Acredito que essas são as ‘primeiras necessidades’, por assim dizer.
Se você ama ler e ama livros e não tem nenhuma das vontades acima, sugiro um curso de estudos literários, por exemplo, aonde você vai se dedicar a isso.

4.  COMO É O CURSO?

Vou falar baseada no curso que eu fiz: Ciências da Informação e Documentação na USP de Ribeirão Preto.
O curso é noturno, com duração de quatro anos. No primeiro ano as disciplinas são mais básicas, como estatística, inglês e o início das matérias que dão uma luz sobre o que é CI.
Após as matérias básicas o curso começa a oferecer as disciplinas que vão ajudar a formar o perfil do cientista da informação perante a sociedade e o início do aprendizado da área mais técnica, que vai ensinar o aluno a classificar, catalogar, resumir e indexar a informação, basicamente ‘tratar’ a informação que está ‘jogada’ por aí.
Mais para o fim existem disciplinas ligadas à metodologia científica, tecnologia, administração e estágio. E No último ano, trabalho de conclusão de curso. Quem quiser olhar a grade completa, ela está disponível aqui.
Posso dizer que minhas matérias preferidas foram as que estavam ligadas à memória, sociedade, cultura e um pouco da formação mais técnica, ligada ao tratamento da informação.

5. COMO FOI MINHA GRADUAÇÃO/O QUE EU FIZ

Durante minha graduação eu me dividi entre as duas áreas possíveis: pesquisa e mercado de trabalho.
Para quem não sabe a universidade (especialmente a pública) incentiva muito os alunos a trabalharem com pesquisa, ou seja, escolher um tema e trazer questões e ideias sobre ele. Essa é a primeira fase para quem um dia deseja ser um professor universitário e pesquisador.

*Muita gente acredita que as palavras ‘pesquisa’ e ‘ciência’ estão ligadas apenas a áreas como biológicas e exatas, que usam laboratórios, por exemplo, mas não. Elas estão ligadas à todos aqueles que se dedicam a pesquisar e estudar a fundo um tema.

Então, voltando, primeiro durante meu curso eu fiz estágio. Ele é obrigatório e na época em que cursei ele era indicado para o 3º ano. Comecei no 2º estagiando voluntariamente no Centro de memória da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Lá eu ajudava na higienização de documentos, livros e fotos que estavam sendo recuperados e documentados.
Após esse estágio, comecei outro voluntariamente. Fui estagiária na Biblioteca Central do campus, que escolhi também como lugar que eu usaria para falar na minha disciplina de estágio. Depois de voluntária, fui contratada como monitora e fiquei pouco mais de meio ano trabalhando por lá.
Foi uma experiência incrível e aprendi muito trabalhando em uma biblioteca de grande porte como aquela. Eu fazia o serviço inicial do tratamento de informação, passei, desde a conferência de encomendas até o aprendizado de classificação e catalogação de obras.

Enquanto eu estava na biblioteca, surgiu uma oportunidade de me dedicar à pesquisa, e como era algo que eu tinha muita vontade, saí da monitoria e fui me dedicar à iniciação científica (IC).
Durante o resto do meu curso me dediquei exclusivamente à pesquisa. Do momento em que comecei a IC percebi que seria isso que eu gostaria de fazer da vida.
Minha pesquisa foi dedicada a estudar colecionadores de livros de Ribeirão Preto e suas particularidades, o que eles tinham de diferente de outros tipos colecionadores. Esse foi também meu TCC.

6. O QUE E FAÇO AGORA

Assim que terminei a graduação eu decidi que não queria abandonar a pesquisa e continuei o caminho para formação acadêmica: prestei mestrado.
Passei e fiz meu mestrado na UNESP, em Marília. Ao mesmo tempo que estudava, tive a oportunidade de trabalhar na montagem e organização de uma biblioteca, então me dividi entre pesquisa e mercado.
Hoje continuo na mesma escola, já com a biblioteca que montei, pronta e estou me preparando para prestar doutorado.
Fui levando a pesquisa e o mercado de trabalho ao mesmo tempo, mas posso dizer que o que eu realmente desejo é a vida acadêmica.

7. COMO EU ME SINTO NA ÁREA E O QUE ACHO

Bom, eu posso dizer que não me vejo fazendo outra coisa. Até meus amigos dizem isso, que nasci para essa área.
Como eu sou extremamente perfeccionista e bastante organizada, tudo isso caiu como uma luva para mim. Eu amo atuar como bibliotecária e acho uma profissão linda. Tive experiência tanto na escolar como na universitária e gosto das duas. Na escolar é bacana ver o poder de um bibliotecário no incentivo da leitura e na formação de um leitor e eu acho isso o máximo.
Na pesquisa eu sou apaixonada pela possibilidade de poder estudar algo e trazer idéias novas para a área. Sou curiosa e acho que isso é fundamental para qualquer pesquisador. Achar algo que te instiga e ter a possibilidade de pesquisar e trazer para o mundo científico coisas sobre isso é minha motivação.
Gosto da possibilidade de ensinar também. Dar aulas e poder passar minhas experiências adiante também é algo que me agrada.


Então é basicamente isso. O curso prepara o aluno para ambas as formações e vai da escolha de cada um decidir o que prefere.
O mercado de trabalho hoje é bom para um cientista da informação. Existem vagas em diversos lugares, atuando em bibliotecas ou centros de documentação.

Meu curso, como é também voltado para a biblioteconomia, oferece essa formação, portanto, posso atuar (e por isso atuo) como bibliotecária. Mas é importante se assegurar antes, pois a profissão exige formação específica e cadastramento em conselho.
Para quem tem curiosidade, o piso salarial da profissão de bibliotecário hoje é R$ 2220,00 para jornada de 40 horas semanais. Aí o cálculo do trabalho varia de acordo com a função exercida e as horas trabalhadas.

Para quem quer mais informações sobre a profissão/curso indico dar uma olhada aqui também:

Lista completa dos cursos de Biblioteconomia no Brasil (com links diretos para as universidades!)

Fora isso estou aberta a quem quiser conversar mais sobre isso ou ainda tiver alguma dúvida!

Espero ter ajudado quem gostaria de saber mais sobre isso e ter conseguido colocar uma luz em quem não faz a menor ideia do que um profissional nessa área faz!


2 comentários:

  1. Oi!
    Gabriela, você sabe de algum curso de técnico em biblioteconomia/auxiliar de bibliotecas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara, então não conheço cursos técnicos, apenas superiores!
      Dê uma olhadinha no site do sindicato dos bibliotecários, lá pode ter alguma informação útil para você!
      ;)

      Excluir