quinta-feira, 23 de outubro de 2014

RESENHA: A LIÇÃO DE ANATOMIA DO TEMÍVEL DR. LOUISON

FINALMENTE!
Haha, depois de mil anos, RESENHA NOVA!
Essa resenha também está lá no canal do ultiminho e lá falei um pouco mais da minha ~relação com esse livro e os motivos que acompanhei ele de pertinho, dêem uma passadinha por lá também!

E chega de enrolação! PARTIU:


A lição de anatomia do temível Dr. Louison (Enéias Tavares)

Sinopse (bem) rapidinha: A história se passa em um Brasil retrofuturista, na cidade de Porto Alegre, em 1911. O jornalista Isaías Caminha viaja até a cidade para cobrir todo o caso do assassino Dr. Antoine Louison, mas um dia antes da sua execução ele desaparece misteriosamente do manicômio que ele estava preso até a data da execução.
Isaías que já estava abalado por alguns fatos presentes no caso, começa a se questionar sobre vários pontos, tanto dentro do assassinato, como de sua própria vida, abrindo seus olhos para outra realidade que ele não esperava encontrar. Assim ele se junta a sociedade secreta Parthenon Místico para mergulhar no ‘caso Louison’ e tentar descobrir a verdade por trás dessa enevoada história.

NOTA: 5/5   


         
PONTOS FORTES: Bom, por onde começar? Rs. Gostei tanto desse livro, que fico até confusa... Acho que posso destacar aqui, esse universo maravilhoso que Enéias Tavares nos apresentou. Esse ar retro que o livro tem é o que dá todo o toque especial, trás aquela sensação de um mundo elegante, de pessoas finas, intelectualizadas, aquele sofisticado antigo que não temos mais, sabe? Adorei isso! Ao mesmo tempo em que o universo é criado ele está entre nós, porque se passa no Brasil, com cenários já conhecidos, então trás uma naturalidade que deixa o livro familiar, o que também é muito bom.
Os personagens são um show a parte. Adorei a ideia de trazer nomes já conhecidos da nossa literatura e transforma-los em heróis dessa história convivendo juntos e em amizade (ou não, rs). Achei que esse desenvolvimento de personalidades para caber nessa história foi demais.

PONTOS FRACOS: Eu ando em uma fase bem feliz das minhas escolhas, e esse livro, como os últimos que li, não posso levantar nada que tenha me incomodado, quebrado minha leitura ou me desanimado.



O QUE MAIS GOSTEI: Bomm, o que eu mais gostei no livro foi: o formato da narrativa! A história é contada sob diversos pontos de vista e por troca de cartas e mensagens. Achei isso demais e deixa a leitura muito fluida! Você vai interagindo com a conversa daqueles personagens, formando a linha dos acontecimentos na sua cabeça e nem vê as páginas passarem. Adorei isso!
Gostei demais também do formato de escrita que Enéias usa. O livro é todo escrito com a grafia da época, o que na minha opinião, ajuda muito a trazer aquele clima que falei ali em cima. Achei essa ideia boa demais e que casou perfeitamente com a pegada da história.
Último ponto que não poderia deixar de falar: adorei o sarcasmo fino que toma conta de todo o livro, aquela coisa que você lê sorrindo, sabe? Achei uma sacada muito inteligente da história e que faz toda a diferença para trama do Dr. Louison e seu desenvolvimento.

O QUE MAIS: Bom, acho que todos mundo percebeu que amei a história, né? Rsrs. Foi minha primeira leitura no estilo steampunk e amei! Quero muito me jogar e ler mais coisas desse universo, inclusive aceito sugestões!
A edição do livro está linda demais! O pessoal da Fantasy caprichou e fez uma edição à altura da história, recomendo fortemente pelo conjunto total da obra!



TÉCNICOS: A lição de anatomia do temível Dr. Louison
Enéias Tavares
Fantasy/Casa da Palavra
304 pgs.

Média de preço: R$34,90

E aí, se animaram para ler também?


:)

Nenhum comentário:

Postar um comentário