terça-feira, 22 de abril de 2014

SERIADOS LITERÁRIOS!

OE!
Bom, hoje eu resolvi falar sobre dois assuntos que eu curto baaastante: livros e séries de TV!
Atualmente a gente vê por aí várias séries fazendo um mega sucesso com repercussões bem grandes e tals e esses dias parei pra pensar e vi que várias delas estão baseadas ou são adaptações de livros! Resolvi então dar uma pesquisada e comentar um pouco aqui sobre essa expansão que os livros estão conquistando.

Mas por que falar de série? E Não filme, por exemplo?

Faz um tempo já que vemos livros serem adaptados para o cinema. E bem legal também, mas acho que em seriados a abordagem fica um pouco mais ampla e as possibilidades de realizar um bom trabalho, fiel à obra, é maior. O que acho bem bacana também é que tenho visto repercussões positivas com os seriados, claro que também acontece com filmes, mas nas séries o alcance costuma ser mais dificil. Nem todo mundo tem TV a cabo e nem todo mundo sabe ou tem muita paciência para fazer o download dos episódios, por exemplo. E mesmo com essas 'restrições', que o cinema não tem, o público das séries só aumenta. Acho isso bem legal e então resolvi falar sobre.

Mas chega de conversinha e vamos ao que interessa: os seriados que temos por aí baseados em livros ou que tem livros inspirados!

1.) Game of Thrones (ou 'A Guerra dos Tronos, em português)

Acredito que esse seja um dos mais famosos atualmente, senão o mais famoso. É adaptado dos livros das 'Crônicas de gelo e fogo' do escritor George R. R. Martin. São cinco livros publicados até hoje, mas a série está prevista para sete livros (digo prevista porque a gente nunca sabe, né! rs). O primeiro foi publicado em 1996, mas o estouro foi mesmo com o início do seriado em 2011. A série está na quarta temporada agora e tem previsão para continuar juntamente dos livros.

O trailer da primeira temporada:


2.) Sherlock Holmes

Não Acho que essa série seja tão famosa quanto Game of Thrones, mas também tenho visto muita gente comentar sobre. Como o próprio nome já deixa óbvio, ela é sobre o personagem de mesmo nome, Sherlock, e sobre suas aventuras investigativas.
Diferente de Game, essa série não é uma adaptação. É apenas inspirada nas obras de Sir Conan Doyle, escritor dos livros de Sherlock Holmes. Aqui foram usados apenas os personagens e parte do universo. 
A série se passa nos dias de hoje e usa referências dos livros, mas as histórias de cada episódio são em sua maioria diversa. Vemos algumas menções que são claramente tiradas dos livros, mas muita coisa é diferente.
É uma série bem divertida e se você precisa de algum incentivo para começar a ler Sherlock, eu indico bastante! Vale a pena comentar sobre a incrível atuação de Benedict Cumberbatch como Sherlock e Martin Freeman como Dr. Watson, ótimos!

Ah, se for pra comparar a série com os filmes atuados pelo Robert Downey Jr., prefiro a série, de longe! Ela capta muito melhor o universo e o clima das obras de Sir Conan que os filmes, que ficaram apenas em aventurinhas divertidas, mas pouco investigativas, com um Sherlock cômico (o que não é a realidade).
Bom a série está atualmente na sua terceira temporada, com histórias levando referências de diversos livros, pois para quem não sabe, são várias histórias publicadas sem muita ligação entre uma e outra.

O trailer da primeira temporada:


3.) Drácula

Bom essa série também não é uma adaptação. Ela leva o nome do vampiro mais famoso do mundo, mas não é baseada no livro de Bram Stoker. Pelo que pesquisei e pude ver ela usa apenas os personagens em um contexto diverso, mas com um algo em comum: o amor pela moça que parece sua finada esposa.

Eu acho que, para quem quer um série bacaninha essa deve ser legal, mas se você quer uma adaptação fiel ao livro, é melhor ver aquele filme antigão 'Drácula de Bram Stoker', mesmo. Tenho a impressão que essa série é mais um aproveito da modinha vampiresca, rs.

O trailer da primeira, e por enquanto única, temporada:


4.) Dexter

Vocês sabiam que Dexter é originalmente um livro? Pois é, eu demorei um pouco pra descobrir, eles são escritos pelo Jeff Lindsay
Mas a verdade mesmo é que apenas a primeira temporada é adaptada, o resto diverge dos livros e vice-versa. A série já está finalizada e conta com oito temporadas. Os livros pelo que pude ver são cinco e estão a venda por aí!

O trailer:


5.) Vampire diaries

Mais séries de vampiros... Bom essa série originalmente é uma série de livros escritos pela L. J. Smith. São sete livros que fecham uma história, mas agora que o negócio tem dado dinheiro ela resolveu escrever mais alguns com histórias ~paralelas, entendem? rs

A série segue o mesmo esquema que falei em Dexter, apenas a primeira temporada é adaptada dos livros. As restantes já são beeem diferentes e contam histórias que usam apenas o universo e personagens da Smith.
Atualmente a série está na sua quinta temporada. Eu parei de assistir na quarta porque achei que começou a cair demais a qualidade, ouvi dizer que voltou a ficar boa, maszzzz.... rs.
Li todos os livros e posso dizer que sofrem do mesmo mal, até o quarto é legal, depois cai muito a qualidade e já não vale muito a pena.

Trailer da primeira temporada:


6.) True blood

MAIS um vampiresco, rs. True blood também vem de livros, escritos pelCharlaine Harris, mas não consegui saber se as adaptações tem sido fiéis ou não. O seriado está na oitava e última temporada (ela estréia em Junho!) e os livros contam com nove volumes, apenas dois em português.
Eu assisto a série apenas, mas gosto bastante, fala sobre convivência entre vampiros e humanos e acho legal a forma que a temática é abordada no começo da série.

Trailer:


Bom, sei que ainda temos várias outras, mas parei nessas, rs. Acho que são as séries mais famosas e que tem mais ligação com os livros.
Vou deixar uma menção a outras que vêm de livros como:
-Gossip girl
-Pretty little liars

E:
-Once upon a time
-Grimm
Que não são adaptados, mas ambas tem os contos dos irmãos Grimm como referência.

E por fim 'House' que usou Sherlock Holmes como base para a criação do personagem 'Dr.House'!

:)



Nenhum comentário:

Postar um comentário