sexta-feira, 25 de abril de 2014

LEITURA, LIVROS, E-BOOKS E O FUTURO

Então, eu tinha várias outras coisas em mente pra postar por aqui, mas de repente vi uma onda de postagens sobre e-books, futuro do livro e etc. no meu face e sei lá, resolvi dar uma pensada sobre esse assunto, rs.

Muita gente fala por aí que os livros estão fadados ao fracasso e que, com as tecnologias de tablets e e-books pra todo lado, mais dia, menos dia, não veremos mais livros serem publicados no formato impresso.

Eu acredito, por vários motivos que falarei aqui, que isso é uma grandiosa besteira! E acho também que as pessoas estão lendo cada vez mais! Siim sim, é isso mesmo, acho que a leitura está ganhando muito espaço no dia a dia das pessoas.

Falo isso pela minha experiência profissonal, sou bibliotecária, e também pelo que ando vendo por aí. Tenho no meu feed lá no face várias páginas sobre leitura e várias editoras que acompanho e também participo de três grupos sobre livros.

O fato é que, trabalho em uma biblioteca escolar de uma instituição particular e em três anos que estou lá nunca tive tantos alunos ativos! Claro que é necessário despertar o interesse de cada um e se dedicar na escolha do que vai entrar para o acervo, mas isso é outra história.
Na minha opinião esse é o maior indicativo de que o mundo está lendo mais. Veja bem, eu estou competindo com todas as tecnologias disponíveis, com o tempo curto do recreio, com a cantina, com as fofocas e com o wifi aberto da escola e mesmo assim, tenho uma atividade muito grande e crescente na biblioteca!
Eles poderiam preferir ler nos seus computadores, tablets e até celular. Eu mesma lá na biblioteca disponibilizo alguns livros em formato PDF que podem ser baixados em sites como o Domínio público e o Library Genesis Project, para quem quer. Faço o cadastro e envio a obra por email, bem simples e facilita muito em casos de livros do vestibular, por exemplo, onde a procura é grande e não tenho tantos exemplares disponíveis.
Mas sabe o que eu mais ouço por lá? 'Ah Gabi, prefiro esperar e pegar o livro mesmo, não curto ler em PC...'
JURO! É o que mais acontece e aí eu vejo que toda aquela onda de o livro vai acabar é baboseira! Fala sério eles são uma geração muuuito mais tecnológica que eu e não querem saber de ler fora do papel!

Enfim, eu acredito também que as pessoas andam lendo mais porque olha por aí a quantidade de publicações que estão saindo! Gente é livro pra todo lado, pra todos os gostos de todos os assuntos! É praticamente impossível você não achar um que te agrade! Claro que para isso é necessário procurar, e é isso que eu me empenho cada dia mais a fazer: ajudar as pessoas a acharem o livro ideal. 
Tem muita coisa por aí, as publicações estão aumentando muito e os conteúdos muito diversos. Aí entra o que falei ali em cima sobre o face e as páginas, vejo todo dia as editoras falando de lançamentos e várias pessoas curtindo, compartilhando. Nos grupos de livros toda hora alguém falando 'comprei esse', 'chegou isso', 'vou ler aquele', é muita gente, mesmo! 

Claro que alguns fatores ajudam muito tudo isso, e na minha opinião existem dois muito importantes:
1- O livro está mais barato! Calma, calma. Eu sei que nas livrarias nem tanto, mas online dá pra comprar muiiita coisa bem em conta! Ficando na espreita você pega umas promoções bem boas e nem demora muito! E também tem vários sebos vendendo coisa boa por aí, até mesmo online!

2- Filmes e séries! Falei ontem mesmo de adaptações aqui! Cada vez mais vemos livros serem adaptados e com isso muita curiosidade é voltada para a obra original. Isso ajuda o livro a vender e as pessoas a começarem de uma forma ou outra a se interessarem a ler!

Mas isso é só uma pausa rápida minha pra pensar um pouco e falar sobre o assunto. Eu acredito que ainda tem vários outros motivos existentes, mas o fato é único: o hábito de leitura está crescendo!

Eu como bibliotecária tento ajudar ao máximo quem vem me pedir uma dica ou uma ajudinha pra começar a ler. Tento cada dia mais trazer mais gente para o mundo dos livros e tenho pensado em fazer algumas listas e dicas sobre leitura, seria legal?
Pensei até em fazer algumas apresentações rápidas e deixar no Slideshare com dias e algumas listinhas de coisas bacanas, quem sabe! Lá no canal vão rolar alguns vídeos sobre isso, com certeza!

Por um mundo mais leitor!

:)

                           Youtube - Facebook - Instagram - Pinterest - Skoob - Twitter Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário