domingo, 4 de maio de 2014

O REI DE AMARELO

OI!
Depois de uns dias fora, culpem a preguiça o feriado! Voltei! o/
Hoje vou falar um pouco sobre 'O Rei de amarelo'. Lá na página do FB eu tenho falado bastante sobre minha curiosidade nesse livro (ele está sendo lançado agora pela Intrínseca), principalmente pelas suas influências!



Bom 'O Rei de amarelo' foi escrito por Robert W. Chambers em 1895 e é um conjunto de contos de terror sobrenatural que são sutilmente interligados por uma peça de dois atos chamada o Rei de amarelo, cuja leitura é proibida e induz àqueles que lêem a loucura e insanidade. Legal, né?
Ele se inspirou em Oscar Wilde, Ambrose Bierce, Théophile Gautier e George du Maurier.

O livro original tem 10 contos, sendo os primeiros os que mais mencionam a peça proibida do Rei de amarelo, mas ela nunca é revelada por inteiro, apenas algumas partes escolhidas, ao que parece.

Por que eu estou curiosa? Bom tenho visto por aí várias obras que usaram o livro de Chambers como inspiração e algumas delas estavam bem na minha cara e eu não tinha percebido!
A primeira vez que trombei com ele foi quando um amigo meu comprou o boardgame Arkham Horror e eu descobri que ele é baseado nas obras de H. P. Lovecraft, ok, e Chamber com isso?
Lovecraft é um dos maiores escritoes de horror sobrenatural e seu muso é Chambers! Love até cita o Rei de amarelo em um de seus contos!


Ok, e o que mais?

Então, aí que depois disso um amigo meu começou a ver a série que anda bombando por aí 'True detective' e veio me falar que também é cheioo de referências diretas e indiretas. Eu assisti e realmente é! O mistério todo se desenrola citando o Rei de amarelo!



E aí que eu já tava me mordendo de curiosidade pra ler logo esse cara quandoo...
Descobri que Marion Zimmer Bradley, autora de 'As brumas de Avalon' que eu estava lendo ao mesmo tempo que assitia a série também era fãzasso de Chambers e se inspirou em seu trabalho! E de fato tem várias semelhanças com o que vi nas outras coisas inspiradas! 
Outros autores que foram influênciados por Chambers foram: Stephen King, Raymond Chandler, Robert A. Heinlein e Neil Gaiman!

Curiosidade mais de 8000!

E aí? Alguém mais se animou?

:)

                           Youtube - Facebook - Instagram - Pinterest - Skoob - Twitter Tumblr

Um comentário: