segunda-feira, 28 de abril de 2014

RESENHA: A LIVRARIA 24HRS DO MR. PENUMBRA

AE! Mais resenha e já junto da página do FB! o/

A de hoje até o Yoshi foi ler, rsrs:




RESENHA #8: A livraria 24hrs do Mr. Penumbra (Robin Sloan)

Sinopse (bem) rapidinha: O livro conta a história de Clay. Um cara que é web-designer e ficou desempregado por uma recessão econômica nos estados Unidos e acaba aceitando um emprego numa livraria 24hrs por falta de opção. Ele faz o turno da madrugada e percebe logo que ela não é apenas uma livraria comum. Os poucos clientes que aparecem por lá são bem estranhos, cheios de manias e características peculiares e na maioria das vezes buscam livros que não fazem muito sentido para Clay. Ele é instruído a nunca mexer em determinados livros, mas ele é bastante curioso e enfim, mexe né! (senão não teria história!) A partir disso começa todo um mistério em torno de livros codificados, uma seita misteriosa e vários segredos que convivem entre eles.

NOTA: 5/5

PONTOS FORTES: Uma aventura bem animada, com uma história bem leve e divertida. O Mr. Penumbra tem um quê de Dumbledore que deixa todo mundo identificado com ele de imediato. Clay é um moço super bem humorado que deixa a história engraçada em diversos pontos (é em primeira pessoa!) e a curiosidade dele é na medida pra deixar todo mundo que ta lendo se sentindo ali na situação e pensando no que fazer. Não posso falar em muitos detalhes senão revelo spoilers!

PONTOS FRACOS: Bom, parece que eu to ou legal demais com tudo que ando lendo ou muito puxa saco, mas também não achei nenhum ponto fraco nesse livro! Ele é muito gostoso, mesmo. Talvez algumas pessoas possam achar ele meio infantil demais, mas não tenho problemas com isso, rs.

O QUE MAIS GOSTEI: Bom gente aí vou falar sobre alguns detalhes que me fizeram amar o livro. Ele fala MUITO sobre bibliofilia de modo indireto, então isso já é motivo suficiente pra eu cair de amores. Ele também fala bastante sobre biblioteca/livraria e resgata um pouco a magia desses lugares, o que é bem legal. E o que eu mais gostei é que ele trata muito sobre tecnologia e conhecimento ‘moderno’, por assim dizer, com livros, conhecimento e tecnologias antigas. É bem legal ver essa junção, que nesse livro, ao contrário da grande maioria dos escritos que abordam esse tema, andam juntas e colaboram entre si. É muito bacana ver a junção moderno/antigo que ele faz no livro e como isso fica bem feito! É uma lição pra quem acha que os livros um dia morrerão.
Fora as seitas secretas, mistérios e etc. que são muito legais, né!

O QUE MAIS: Bom, esse livro é uma grata surpresa e acredito que quem trabalha em livraria, é bibliotecário ou trabalha com tecnologia vai se apaixonar! Ele usa vocabulários bem específicos, mas simples ao mesmo tempo, e isso é muito bacana, você se identifica rapidinho! Acho que amei mais ainda por esse fator identificação, mas acho que isso não atrapalhou meu julgamento, rs.
Enfim, tem 288 páginas, numa edição super bacana, bem feita com boa diagramação e capa bem linda! Comprei direto na Fnac Brasil por R$22,00 acho! Ele ta baratinho em todos os lugares e vale muito a pena! 



:)


                           Youtube - Facebook - Instagram - Pinterest - Skoob - Twitter Tumblr

Nenhum comentário:

Postar um comentário